ETA: Estação De Tratamento De Água.
- Home |
- Equipamentos |
- ETA: Estação De Tratamento De Água.
Finalidade
Responsável pela potabilização das águas naturais para fins de abastecimento público ou de empresas. Tem como função adequar a água bruta ao padrão de potabilidade vigente.
Descrição Do Processo
Etapas Do Processo
A água a ser tratada recebe inicialmente a dosagem de produtos químicos para efetuar a coagulação, em seguida chega ao pré-floculador onde ocorre o processo de floculação e posteriormente é direcionada ao flocodecantador onde ocorrerá o processo de sedimentação. O lodo decantado deposita-se no fundo e a água clarificada é recolhida uniformemente no topo do flocodecantador através de um vertedouro, seguindo para o filtro de areia.
Nesta etapa em que passa por várias camadas filtrantes, composta por areias de granulometrias variadas, responsáveis pela retenção dos flocos menores, a água termina o ciclo com o sistema de desinfecção atingindo os padrões exigidos.
Materiais Empregados
As ETA’s compactas são fabricadas em formato circular em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) e em formato retangular em aço carbono.
Vantagens
- Compacto com baixa demanda de área
- Modular, transportável e realocável
- Baixo custo de implantação e consumo de energia
- Permite controle visual de todas as etapas durante o tratamento
- Fácil operação, manutenção econômica
- Sistema de tratamento com ampla faixa de tratamento de turbidez
- Sistema resistente a todos os tipos de produtos químicos utilizados no processo, como os coagulantes
- A retrolavagem dos filtros pode ser efetuada sem paradas da ETA, não necessitando de filtro reserva para este processo
- Baixa velocidade de filtração, apenas da pressão atmosférica, que contribui para uma qualidade melhor da água e proporciona uma elevada vida útil ao elemento filtrante